‘Prosamim em Movimento’ promove plantio de mudas frutíferas e ornamentais na Semana do Meio Ambiente

O Programa Social e Ambiental do Igarapés de Manaus (Prosamim) dá continuidade à programação especial voltada à Semana Nacional do Meio Ambiente. Na tarde desta quinta-feira (07/06), toda a comunidade foi envolvida no plantio de mudas frutíferas e ornamentais no Residencial Liberdade, localizado no bairro Morro da Liberdade. A ação foi organizada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, acompanhou a ação temática e, junto com os moradores do residencial e entornos, ressaltou a importância de desenvolver esse tipo de ação envolvendo a população. “Todos os dias, e mais ainda na Semana do Meio Ambiente, precisamos despertar para os cuidados com a natureza, trabalhando o sombreamento dos parques, o bem estar das pessoas que os habitam e a coletividade”, afirmou o subcoordenador.

Participação comunitária – Pessoas de todas as idades participaram da atividade. Laíse, 10 anos, tem o hábito de cultivar plantas. “Na frente da minha casa tem um plantio. Acho muito bom esse tipo de atividade, podemos resgatar as plantas, plantar novas mudas e deixar o local limpo”, enfatizou.

Conhecida por plantar diversas árvores no residencial, a aposentada Gracimar Freitas, classificou a ação como proveitosa. “Acho importante esse incentivo para as crianças, que vão plantar nos lugares onde tem lixo. É um benefício para todos”.

Uma das responsáveis pela atividade foi a bióloga Patrícia Soares, da equipe do Prosamim. “Além do benefício ao meio ambiente, programações como esta possibilitam o convívio social e a conscientização entre os moradores”, disse Patrícia.

Ações continuam – A programação continua nesta sexta-feira (08/06), com música, mobilização de moradores, teatro de fantoches, roda de conversa e plantio de mudas, desta vez nos parques Mestre Chico e São Raimundo. Na próxima semana, dia 12/06, encerrando as atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será a vez do parque Gilberto Mestrinho receber as ações.

Fotos: Tiago Corrêa/ SRMM – UGPE