Governo do Amazonas promove ação de cidadania no Prosamim, com a emissão de documentos para moradores

Ação de cidadania no Prosamim Mestre Chico, moradores puderam tirar RG e Carteira de Trabalho
Ação emissão de documento no Metre chico

A equipe do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) atendeu, aproximadamente, 100 pessoas na manhã deste sábado (07/04), em um mutirão de emissão de documentos no Residencial Mestre Chico, zona sul da capital amazonense. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e setor de emissão de documentos da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A ação ocorreu das 8h às 12h e beneficiou moradores do parque e entorno com emissão de 2ª via da cédula de identidade e 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho e Previdência Social. “A gente trabalha de segunda a sexta-feira e não tem tempo para tratar dessas burocracias. Por isso aproveitei a ação para tirar a 2ª via tanto da identidade quanto da Carteira de Trabalho”, disse o almoxarife Jefferson dos Santos Frazão, 52, que mora com a mãe no Prosamim Mestre Chico há dois anos.

Facilidade – A emissão da Carteira de Trabalho foi dividida em três etapas. “Na manhã deste sábado (07/04), eles deram entrada na documentação e já levaram um protocolo de retorno para o dia 11 de abril, próxima quarta-feira, quando comparecerão para o registro fotográfico. Feita a foto, será marcada a data para a retirada do documento. Tanto as Carteiras de Trabalho quanto cédulas de identidade serão entregues na base de atendimento do Prosamim Mestre Chico, mesmo local da emissão”, disse a psicóloga Mercedes Sena, da equipe do Prosamim.

Direitos – Acadêmicos do curso de Serviço Social do Centro Universitário do Norte (Uninorte) também estiveram presentes no residencial, na manhã de sábado. “Eles conversaram com a comunidade, trazendo informações bastante esclarecedoras a respeito dos projetos sociais das esferas Municipal, Estadual e Federal, aos quais todo cidadão tem direito, mas muitas vezes não sabe sequer da existência de tais projetos”, ressaltou Mercedes Sena.

A equipe do Prosamim estuda, junto à Uninorte, a possibilidade de estender a parceria para outros parques residenciais do programa, nas próximas semanas.

Fotos: Sidney Mendonça/ SRMM-UGPE