Governo do Amazonas abre licitação para obras do ProsaiMaués

O Secretário Oswaldo Said Junior, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e o Coordenador Executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade, assinaram o aviso de licitação para a execução das obras de melhorias ambientais e urbanísticas do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).
ASSINATURA 03.04_TIAGO CORREA_SRMM02

Na manhã desta terça-feira (03/04), o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM),  Oswaldo Said Junior, e o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade, assinaram o aviso de licitação para a execução das obras de melhorias ambientais e urbanísticas do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués). A reunião contou com a presença do secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa e dos subcoordenadores da UGPE.

A abertura de licitação configura uma vitória, já que as obras estavam paradas há quatro anos. “Quando nós assumimos a gestão, em outubro do ano passado, o cenário era outro. Hoje, com o Governo Amazonino Mendes, através da equipe da secretaria, assinamos a licitação, após o distrato da empresa anterior e vamos dar continuidade às obras. É uma conquista também do prefeito de Maués, Junior Leite, sempre muito preocupado com o andamento do programa. Estamos dando um passo importantíssimo”, afirmou o secretário Oswaldo Said Junior.

“Recebemos com grande satisfação essa notícia, porque o Prosai representa uma melhoria significativa para a qualidade de vida da população de Maués”, disse o prefeito de Maués, Junior Leite.

Um novo momento – Para o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade, a etapa mais burocrática já foi vencida. “Vamos começar a receber as propostas dentro de 30 dias e, aproximadamente, no início do mês de junho, a empresa vencedora já deverá estar atuando no município, dando uma nova característica à Maués. É uma luta constante. O programa já estava desacreditado dentro da cidade, mas agora é uma prioridade do governador Amazonino Mendes”, pontuou Claudemir.

O projeto do ProsaiMaués foi revisado e readaptado. “Estamos trabalhando nestas questões há muito tempo, com celeridade, responsabilidade e comprometimento, acima de tudo. O governador Amazonino Mendes pediu empenho e temos feito isso com muito afinco. Quem ganha é Maués e todo o Amazonas”, disse o secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa.

Melhorias para o município – As intervenções do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) vão dar uma cara nova a Maués, localizada a 268 quilômetros em linha reta de Manaus. Com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués, na região do Baixo Amazonas, o programa se concentra em duas frentes: urbana (desapropriação e revitalização de lagoas e seus entornos) e rural (comunidades indígenas).

Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável às comunidades indígenas. O projeto prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.

A equipe socioambiental do ProsaiMaués realizou, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, um total de 684 atendimentos sociais diretos às famílias envolvidas pelo programa, além de beneficiar 816 pessoas, nas ações socioambientais promovidas, totalizando 1,5 mil atingidos.

3 de abril de 2018

FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM-UGPE