Governo do Estado abre semana das mulheres no Prosamim

Governo do amazonas abre semana da Mulher no Prosamim
Semana da mulher no Prosamim

Governo do Estado abre semana das mulheres no Prosamim

Começou hoje (05/03) a programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher nos parques do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado. O Residencial Cajual abriu a semana de atividades com uma tarde de conversa sobre autoestima, motivação e beleza feminina.

As ações são planejadas e realizadas pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A psicóloga Jaqueline Pessoa iniciou o bate-papo com as mulheres da comunidade, trabalhando as dificuldades pessoais. “Afloramos a motivação delas, encontrando soluções para impulsionar o crescimento pessoal e profissional. Uma troca de experiências muito positiva”, considerou.

Autoconhecimento e autoestima – Para Adriana Oliveira, moradora do Prosamim, foi uma oportunidade de autoconhecimento. “Colocamos tantas outras coisas e pessoas acima de nós, que esquecemos de nos cuidar, amar e respeitar”.

A assistente social Sueli Alexandre, responsável pela base de atendimento psicossocial do Prosamim Cajual, avalia a importância de trabalhar a beleza exterior e interior. “Uma das violências contra a mulher é a psicológica. A partir do momento que ela é estereotipada como feia, por exemplo, a autoestima baixa e muitas delas se entregam porque não tem a oportunidade de fazer um acompanhamento com um profissional de confiança”, enfatizou.

Mais belas – A consultora de beleza Kécia Santos finalizou a programação dando dicas simples para os cuidados com os cabelos, que podem ser feitas em casa. “Não é necessário ir ao salão de beleza e gastar fortunas para hidratar os cabelos, por exemplo. Fazer com que elas se sintam mais bonitas traz uma confiança que ajuda em vários aspectos, inclusive no profissional”, disse.

A programação se estende ao longo da semana, com palestras, oficinas e atividades exclusivas para as mulheres. Na sede da Secretaria da Região Metropolitana, na quinta-feira (08/03), as servidoras vão ganhar uma oficina de auto maquiagem, além de sessão de massoterapia e sorteio de vouchers de beleza.

FOTOS: SIDNEY MENDONÇA/SRMM-UGPE