Governo do Amazonas oferece atividades especiais para mulheres do Prosamim

Segundo dia de programação do dia da Mulher no Residencial Parque Cajual contou com uma palestra sobre violência contra a mulher e a lei Maria da Penha.
Palestra para o dia da Mulher no Prosamim Cajual

Governo do Amazonas oferece atividades especiais  para mulheres do Prosamim

Os parques do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, dão continuidade à programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Nesta quarta-feira (07/03), o Residencial Cajual, localizado no bairro Santa Luzia, promoveu palestra sobre violência contra a mulher para as moradoras do parque e adjacências. A atividade foi organizada pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

As advogadas Anne Paiva e Fernanda Alexandrino, do Instituto Manas, estiveram na base de atendimento psicossocial para ministrar a palestra, que teve como objetivo defender os direitos das mulheres em causas como a violência sexual. “Conversamos com elas sobre a Lei Maria da Penha, explicamos quais tipo de violência estão cobertas pela lei, o que pode ser feito por quem sofre violência, quais as medidas e órgãos específicos que elas devem procurar”, disse a advogada Fernanda Alexandrino.

Cuidados e orientações – A assistente social Sueli Alexandre, da equipe socioambiental do Prosamim, ressalta a importância de realizar ações como esta na comunidade. “É preciso prestar auxílio e dar orientações às mulheres, em todos os aspectos. A beleza física, a autoestima, o papel e o lugar da mulher na sociedade são algumas das vertentes abordadas”, pontuou.

O parque iniciou a programação na segunda-feira, com uma roda de conversa comandada pela psicóloga Jaqueline Pessoa, além da consultora de beleza Kécia Santos, que deu dicas de cuidados simples com os cabelos.

Outras ações – Nesta quinta-feira (08/03), a programação será em dois endereços. No Prosamim Mestre Chico, uma delegada ao parque falará sobre os direitos da mulher. Os acadêmicos de Serviço Social do Centro Universitário do Norte (Uninorte) estarão no residencial, falando sobre as redes institucionais de atendimento à mulher, para amparo e proteção, no Estado e no Município. Também haverá bingo e sorteio de brindes.

O Parque Liberdade leva a assistente social Kelly Vale, do projeto “Life In Motion” para coordenar uma roda de conversa sobre emponderamento da mulher, organização de grupos de mulheres como associações. A tarde termina com uma aula de ritmos.

Na sede da Secretaria da Região Metropolitana, na quinta-feira (08/03), as servidoras vão ganhar uma oficina de auto maquiagem, além de sessão de massoterapia e sorteio de vouchers de beleza.

Encerrando a programação, na sexta-feira (10/03), o Prosamim Cajual promove oficina de produção de cartazes, comandada pelas integrantes do grupo “Maracatu Baque Mulher Manaus”. Os cartazes terão mensagens de apoio às mulheres.

FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM