Campanha de cuidados com animais de estimação mobiliza moradores do Prosamim

Campanha de vacinação de pets no Prosamim Liberdade
Campanha de vacinação de pets no Prosamim Liberdade

Campanha de cuidados com animais de estimação mobiliza moradores do Prosamim

Moradores do Parque Residencial Liberdade, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, receberam, na manhã desta sexta-feira (2/3), a visita da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma ação de conscientização e vacinação de animais. A atividade faz parte da campanha “Como cuidar do seu animal de estimação”, desenvolvida pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A programação iniciou com palestra sobre cuidados básicos para um convívio saudável com os bichinhos. Entre as dicas, informações sobre banho, tosa, combate às pulgas e carrapatos, produtos adequados de higiene, alimentação adequada e escovação dentária.

Em seguida os animais receberam a vacina antirrábica, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Zoonoses. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a saúde tanto dos animais, quanto também dos moradores que convivem com eles, impactando no bem estar de todo o parque”, explicou a bióloga Patrícia Soares.

Projeto completo – Problemas como bichos nocivos e infestação de pombos, que são prejudiciais à saúde, também serão combatidos em ações futuras. “Além da vacinação, a ideia é verificar as necessidades específicas de cada parque e desenvolver um projeto mais amplo, incluindo questões como destinação adequada de resíduos sólidos e coleta seletiva”, disse Eduardo Rodrigues, da Semsa.

De acordo com Ivan Damasceno, da equipe social do Prosamim, a atividade é importante, também, para a formação da consciência ambiental dos moradores. “Além de toda a questão da saúde, na palestra ministrada pelo Centro de Zoonoses a população também passa a compreender a necessidade de não abandonar nos espaços públicos os dejetos dos seus animais de estimação, um problema bastante recorrente entre os donos de pets”, pontuou Damasceno.

Serão programadas ações de conscientização e vacinação para outros parques do Prosamim, nos próximos meses.

FOTOS: Tiago Corrêa