Campanha de cuidados com os animais de estimação no Prosamim

Foto: Lucas Silva
Foto: Lucas Silva

Moradores dos parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) receberam a campanha “Como cuidar do seu animal de estimação”. Durante a semana, a equipe social do programa levou orientações aos residentes do Parque Liberdade, Cachoeirinha e Gilberto Mestrinho, localizados na zona Sul de Manaus.

As dicas vão desde cuidados com a higiene, alimentação e consultas veterinárias, afinal, ter uma pet exige responsabilidades. Donos de bichinhos como cães, gatos, passarinhos abriram as portas de casa para a ação de panfletagem e conscientização.

Moradora do Parque Cachoeirinha há seis anos, a cozinheira Francineide Cavalcante garante que segue todas as instruções com sua mascote, Babi, uma poodle de três anos. “A Babi é vacinada, toma remédio de verme a cada seis meses, só come ração, toma banho toda semana e só fica em casa. Não deixo ela na rua para não pegar pulgas e carrapatos. Ela é o xodó da nossa família!”, contou.

O objetivo da campanha, explica coordenadora do Escritório Local de Gestão Compartilhada Liberdade, assistente social Samara Holanda, é orientar os moradores que possuem animais de estimação sobre a importância de cuidar da saúde dos bichinhos e para que haja uma convivência harmoniosa entre a vizinhança.

Parceria

A equipe Social do Prosamim também possui parceria com faculdades de veterinária e com o Centro de Zoonoses que levam, periodicamente ações como vacinação, consultas e orientações aos residentes das comunidades.

O Prosamim é gerido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). O programa, que inclui obras habitacionais, viárias e urbanísticas, já reassentou milhares de famílias que vivem atualmente em nove parques residenciais no entorno das áreas revitalizadas.