Em Maués, Governo do Amazonas entrega poços artesianos para índios Sateré-Mawé

Trezentas e cinquenta famílias indígenas, da etnia Sateré-Mawé, receberam oficialmente, neste sábado (25/11), oito poços artesianos, unidades sanitárias (banheiros e pias), caixas d’água com capacidade para dez mil litros de armazenamento, chafariz (composto por torneiras de fácil acesso) e um kit de placas solares, para a captação de água. A ação é parte integrante do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), executado pelo Governo do Estado do Amazonas, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Para nós do Governo do Amazonas, é uma alegria muito grande entregarmos essas unidades aqui, na área indígena de Maués. Os números de crianças e adultos que ficavam doentes por causa da água contaminada, principalmente no período da seca, era grande. Agora, com os poços, isso vai melhorar consideravelmente”, disse Sidney Leite, secretário-chefe da Casa Civil, que representou o governador Amazonino Mendes durante a entrega.

O Tuxaua Paulino Sateré-Mawé, líder da comunidade São Pedro, onde aconteceu a cerimônia de entrega dos poços, acredita que o novo sistema de distribuição de água veio melhorar a qualidade de vida dos indígenas. “Muitas crianças ficavam doentes. Era difícil subir o barranco com baldes de água. Agora está mais fácil, seguro e melhor para saúde da aldeia”, comemorou.

Mais qualidade de vida

Os poços foram construídos em áreas de difícil acesso, e são parte de um esforço para atender as aldeias mais distantes da Sede do município de Maués. “Mas todo esforço valeu a pena. A gente acredita que essa água, limpa e com melhor acesso aos índios, vai beneficiar não só essas famílias, mas todos que estão no entorno. Foi um bom trabalho executado pelo Governo do Amazonas, sem dúvida alguma” , afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Oswaldo Said Júnior, que participou da entrega.

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) reforçou, durante o evento, o compromisso da gestão Amazonino Mendes com a cidade de Maués. Segundo o coordenador executivo da UGPE, Claudemir Andrade, o ProsaiMaués cumpriu uma grande etapa do projeto. “ O ProsaiMaués agora está mais forte. Tenho certeza que vamos acelerar o que tem que ser feito para começar a executar esse projeto nas outras frentes de trabalho”, afirmou.

“Estamos com um compromisso muito forte com Maués. Estamos em uma ótima parceria com o município, vamos executar bons projetos na cidade, como determinou o governador Amazonino Mendes. Em breve, o ProsaiMaués vai mudar para melhor a cara da cidade. Prova de que agora o compromisso é firme e forte é a entrega desses primeiros oito poços”, concluiu o secretário executivo da Região Metropolitana de Manaus, Elânio Gouvêa.