Concurso da árvore natalina mais bonita movimenta os residenciais do Prosamim

Os moradores dos parques residenciais Mestre Chico, Liberdade, Cajual e São Raimundo estão trabalhando dia e noite nos preparativos finais para a montagem das árvores de Natal que vão disputar a 3ª edição do concurso “Natal nos Parques”, do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A competição começa oficialmente no dia 1º (sexta-feira) de dezembro, quando inicia a votação, exclusivamente pela internet.

A programação faz parte da campanha “Natal com mais Amor”, do Governo do Estado, e a festa de lançamento será no Parque Residencial Liberdade, no Morro da Liberdade, comunidade que venceu o concurso da árvore mais bonita do Prosamim em 2016.

Essa é a primeira vez que o “Natal nos Parques” entra na programação oficial de fim de ano do Governo do Estado.

Montagem

O material empregado na decoração ficará a cargo de cada parque, que montou uma comissão organizadora com inteira liberdade de escolha. Os itens decorativos estão sendo confeccionados pelos próprios moradores, através das oficinas de artesanatos natalinos que estão ocorrendo no mês de novembro, nos quatro escritórios locais dos quatro parques residenciais do Prosamim.

Cada árvore terá 5 metros de altura e será montada a partir de uma estrutura metálica doada à comunidade pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), na área comum de cada residencial. Os conjuntos de luzes que vão colorir as árvores foram doados pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e já estão sendo entregues aos comunitários. Cada comunidade está guardando a sete chaves a decoração para surpreender os concorrentes.

Escolha pela internet
A votação online da árvore mais bonita ocorrerá de 1º a 16 de dezembro na página oficial do Governo do Estado do Amazonas no Facebook (www.facebook.com/GovernodoAmazonas/) e no Instagram (@governo_do_amazonas).

Regras
O concurso é aberto a toda população residente e domiciliada nos parques residenciais. A ideia é promover e preservar a tradição de decorar a árvore natalina e valorizar a criatividade dos moradores do Prosamim.

De acordo com o regulamento, os critérios de avaliação serão: utilização de símbolos de Natal (Papai Noel, anjos, presépio, sinos, laços), criatividade, beleza e originalidade, cores e formas; harmonia e estética do conjunto e iluminação.

A árvore natalina que tiver mais “reação’’ positiva através de emotions do Facebook (amei, risadinha etc…), será considerada a vencedora do concurso. O prazo para finalizar a montagem da árvore encerra na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, quando será realizada a festa de lançamento pelo Governo do Estado.

A decoração da árvore de Natal de todos os parques participantes deverá permanecer até o dia 6 de janeiro de 2018, como manda a tradição de ser desmontada no Dia de Reis.