Ação de saúde no PROSAMIM Parque Residencial Liberdade

Foto: Lucas Silva
outubro

Foto: Lucas Silva

Foto: Lucas Silva

O Governo do Estado do Amazonas, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), dá continuidade à programação alusiva ao “Outubro Rosa”, que segue até o dia 27, voltada para o público que mora nos parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e vizinhança.

No Parque Residencial Liberdade, que fica na rua São Pedro, bairro Morro da Liberdade, zona sul, a programação leva para a comunidade ações voltadas para a saúde. “Nesta sexta-feira, tivemos palestras em prevenção ao câncer de mama, aferição de pressão e glicose, além de exercícios de relaxamento. Estramos trabalhando em parceria com o Centro de Educação Profissionalizante Interdigitus, que disponibilizou 30 alunos de enfermagem para esta atividade”, informou Samara Holanda, assistente social responsável pelo Escritório de Gestão Compartilhada (ELO) do Parque Liberdade.

Para a diretora da Interdigitus, Andrea Ramos, levar as ações para dentro das comunidades contribui para a diminuição de casos de doenças graves. “A maioria das pessoas lê e recebe informações a respeito dos cuidados com a saúde, mas não as coloca em prática. A gente aproveita essas ações para reverter isso. Essa mobilização é necessária principalmente nas comunidades. O Outubro Rosa tem um papel muito importante, pois as mulheres precisam conhecer o próprio corpo para serem capazes de notar alterações e buscarem ajuda médica”, considerou Andrea.

Vitoriosa

Moradora do parque há quase três anos, a costureira Francisca Farias, 49, se considera uma prova viva da importância da prevenção. “Em 2008 fui fazer um exame preventivo e minha médica descobriu um nódulo no seio direito. Iniciei um tratamento de dois anos e meio na FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas) e me abalei muito, sofri, não foi fácil. Hoje me sinto uma vitoriosa por ter vencido e continuo fazendo todos os exames regularmente”, disse ela, que divide a unidade habitacional com o marido e o neto.

A programação do Outubro Rosa no parque prevê, ainda, uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro da Liberdade.

 

Comunicação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE PROSAMIM)