Oficina ensina moradores de Parque do Prosamim a fazer sabão com óleo de cozinha usado

IMG_4563x

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), promoveu nesta terça-feira, 23 de fevereiro, uma oficina de sabão caseiro para mulheres do Parque Residencial Liberdade, no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus.

Organizada pela equipe de sustentabilidade do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), a atividade contou com as orientações do biólogo José Cintra Rodrigues.

O óleo de cozinha usado foi a principal matéria-prima para a fabricação do sabão caseiro. “O objetivo desta oficina é dar destinação adequada a esse resíduo, minimizando problemas ambientais e evitando o entupimento das caixas de gordura das moradias”, ressaltou o biólogo.

Após produzida a mistura, o sabão caseiro pastoso é acondicionado em embalagens recicladas por dois dias, até tomar a forma sólida de barra.

Na ocasião, as participantes também receberam orientações de segurança necessárias para a produção do sabão caseiro.

A realização desta oficina faz parte da agenda de atividades socioambientais dos Parques Residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).