CRIANÇAS APRENDEM MAIS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL

Equipes de técnicos do Escritório do PROSAMIM, localizado na Bacia do São Raimundo, tem ministrado várias oficinas educativas em escolas localizadas nas áreas de interferência de obras do Programa. Uma das palestras mais recentes explicou a importância da diversidade cultural, citando como exemplo os povos indígenas e toda sua riqueza que também contribui com o artesanato,o paladar, e a vida do manauense.

A palestra foi ministrada pelo técnico do PROSAMIM, Gutemberg Jeffres,  para crianças de 05 a 07 anos de idade, da educação infantil e fundamental,da Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo,localizada no bairro Presidente Vargas Zona Oeste de Manaus.

Gutemberg falou da  alimentação dos povos indígenas e dos produtos que consumimos, oriundos desta cultura, como o biju ou tapioca; apresentou uma série de frutos consumidos pelos índios e que também  compõe o cardápio do manauense como o cupuaçu, tucumã, guaraná, pitomba, cubiu,entre outros;falou de lendas indígenas como a da Iara, da Vitória-Régia, do boto, e do jurataí, que permeiam o universo imaginário dos povos da Amazônia; e da organização social dentro de tribos indígenas.