SEDE DO PROSAMIM RECEBE MOSTRA DE ARQUEOLOGIA DO PROSAMIM III

Até meados de dezembro de 2013 a sede da Unidade de Gerenciamento do PROSAMIM (UGPI),localizada na Rua Jonathas Pedrosa, Centro de Manaus, estará recebendo  a  «Mostra Itinerante de Arqueologia Urbana – PROSAMIM III».

O trabalho de “Resgate Arqueológico” na área de interferência da terceira etapa do Programa  é coordenado pela arqueóloga Arminda Mendonça e atende a dispositivos legais que estipulam que em qualquer obra civil ,que implique intervenção em sub superfície, haja, previamente, estudos de arqueologia.

A exposição itinerante ,do material já coletado, iniciou no começou do ano, segundo o  curador e arqueólogo, Daniel Comopa, e já passou pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); pelo Centro de Convivência da Família, no bairro de Aparecida; e pelo Colégio Dom Bosco.

Entre as peças expostas estão moedas antigas, sendo algumas do ano de 1800. Também são exibidos  fragmentos de louças coloniais; garrafas de bebidas, inclusive uma peça de garrafa grés (feita em argila) e possivelmente foi fabricada na época de maior  ocupação inglesa na Amazônia.

Entre as peças menores também estão algumas manilhas, que são tubos de barro, usados ,em épocas passadas,  para canalização de água e esgoto,. Fragmentos de telhas, produzidas por fábricas que não existem mais como a Cachetas e Manaós, estão expostos na mostra arqueológica.

«Na área do bairro de São Raimundo a equipe de arqueologia identificou, ainda, algumas casas com arquitetura histórica, que estavam fora da área de tombamento», informou o curador da exposição.

Além da exposição, outras etapas do trabalho de resgate arqueológico, realizadas pela equipe da empresa Supysaua Consultoria,  na área do PROSAMIM III  são     levantamentos bibliográficos e orais e pesquisas de campo  com a comunidade do entorno.