ANDAMENTO DAS OBRAS NA BACIA DOS EDUCANDOS (NOVEMBRO DE 2013)

O PROSAMIM iniciou a segunda etapa de trabalhos e ações socioambientais  na  cidade de Manaus priorizando uma área de mais de 3km de extensão no Igarapé do Quarenta

Para executar os planos desenhados para o Igarapé do Quarenta o Governo do Estado contratou o segundo financiamento do Banco Interamericano de desenvolvimento (BID),no dia 10 de novembro de 2008, no valor de US$ 220 mi, sendo US$ 154 mi financiados pelo BID e US$ 66 mi pelo Governo do Estado do Amazonas .

Localizado também  na Zona Sul de Manaus, este igarapé é  um dos  mais importantes que compõem a rede hidrográfica da capital. O curso total de água tem cerca de  8 Km de extensão. A nascente fica  na Zona Leste da cidade e ele deságua  na  Rua Lourenço Braga, no Centro de Manaus, Zona Sul.

Na segunda etapa do PROSAMIM,  na área do Igarapé do Quarenta e afluentes, o total previsto para reassentamento é de 3.599 famílias que vivem em casas, anualmente afetadas por inundações.  Até novembro  de 2013 já foram reassentadas  2.729 famílias.

Como resultados da soma das duas etapas iniciais  o Programa construiu e já entregou cinco parques residenciais padronizados, na Zona Sul de Manaus que juntos somam 2001 unidades habitacionais; recuperou mais de 15.000 metros lineares de igarapés; implantou  140km de rede de esgoto sanitário em cinco bairros da  Zona Sul de Manaus, entre outras .

Os trabalhos  programados, para o trecho que fica entre a rua Valdomiro Lustosa, no bairro Japiim II,área próxima ao Distrito Industrial, e a Ponte da rua Maués, no bairro Cachoeirinha, englobam  drenagem urbana;  esgotamento sanitário e implantação  de estação de tratamento de esgoto no bairro da Raiz;construção de rede de abastecimento de água;construção de sistema viário;obras de requalificação urbanística;construção de quase 500 unidades habitacionais nos igarapés Cajual e Liberdade;implantação de  redes de distribuição de alta tensão;obras de arte especiais,como pontes e o viaduto da Av. General Rodrigo Otávio; e obras  para recuperação ambiental e urbanização no bairro da Betânia.

Está prevista para o segundo semestre de 2014 a inauguração de parte do sistema viário do Igarapé do Quarenta, que vai da rua Valdomiro Lustosa, próxima do Distrito Industrial, até a Av. Silves, bem como a obra do viaduto da Av. General Rodrigo Otávio e a interligação do Igarapé da Freira.

Em dezembro de 2014 deverá ser inaugurada a finalização do sistema viário que vai do Distrito Industrial até a Av. Lourenço Braga.

Igarapé Cajual

Ainda na Bacia dos Educandos o PROSAMIM trabalha a finalização de dois novos conjuntos residenciais,localizados nos  igarapés Cajual, no bairro de Santa Luzia, e  Liberdade, no bairro Morro da Liberdade.

No Igarapé Cajual estão sendo inseridas as coberturas de apartamentos, e executados acabamentos com azulejos e cobogós. Ao todo serão entregues 228 unidades habitacionais.

Igarapé Liberdade

No Igarapé Liberdade o Programa executa obras de terraplanagem,microdrenagem, urbanismo,  construção de calçamento ao redor dos apartamentos,finaliza instalações hidráulicas e elétricas, coloca esquadrias e faz acabamentos como pinturas, impermebialização da obra, paisagismo ,com serviço de plantio de grama, e continua as obras de  rede de água e esgoto.

O Parque Residencial tem 213 unidades habitacionais.

Ambos os parques residenciais tem previsão de termino para  dezembro deste ano.

Impacto ambiental evitado com o PROSAMIM

Somando os resultados ambientais do PROSAMIM, somente nas duas primeiras etapas do Programa, a retirada de famílias das  proximidades de igarapés que entrecortam Manaus, evitou o impacto anual de depósito, nestes braços de rio, de 381.498   litros de esgoto e 3 milhões e 800 mil quilos de lixo  doméstico.