PROSAMIM É NOTÍCIA NAS ZONAS SUL E LESTE DE MANAUS

No manhã do dia 15 de outubro, terça-feira, o coordenador do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), Frank Lima, esteve na área onde está sendo construído o complexo viário do Quarenta.
Em entrevista à equipe da TV Amazonas ele falou sobre o andamento das obras, das insacadeiras temporárias que estão cortando o igarapé para que os operários terminem a construção do reforço de contenção do fundo do igarapé, visando evitar futuros assoreamentos das margens.
O coordenador falou ao repórter Vandré Fonseca que o Programa ainda irá reassentar, da área do Quarenta, cerca de 800 famílias. Duzentas delas sairão do trecho que vai da Manaus 2000 até a Avenida Silves e as demais famílias serão reassentadas do trecho que vai da Avenida Silves até a Ponte da Maués.
Desde 2006, o PROSAMIM já reassentou um total de 12.174 famílias, sendo que 2.613 destas famílias já saíram ,da área do Igarapé do Quarenta, para moradias melhores.
Os trabalhos programados, para o trecho do PROSAMIM II ,que fica entre a rua Valdomiro Lustosa, no bairro Japiim II,área próxima ao Distrito Industrial, e a Ponte da rua Maués, no bairro Cachoeirinha, englobam drenagem urbana; esgotamento sanitário e implantação de estação de tratamento de esgoto no bairro da Raiz;construção de rede de abastecimento de água;construção de sistema viário;obras de requalificação urbanística;construção de quase 500 unidades habitacionais nos igarapés Cajual e Liberdade;implantação de redes de distribuição de alta tensão;obras de arte especiais,como pontes e o viaduto da Av. General Rodrigo Otávio; e obras para recuperação ambiental e urbanização no bairro da Betânia.
Está prevista para março de 2014 a inauguração de parte do sistema viário do Igarapé do Quarenta, que vai da rua Valdomiro Lustosa, próxima do Distrito Industrial, até a Av. Silves, bem como a obra do viaduto da Av. General Rodrigo Otávio e a interligação do Igarapé da Freira.
Em novembro de 2014 deverá ser inaugurada a finalização do sistema viário que vai do Distrito Industrial até a Av. Lourenço Braga.

Após entrevista na área do viaduto da General Rodrigo Otávio, o coordenador do PROSAMIM visitou o estúdio do Programa Rompendo Barreiras, ligado à Rede TV, e que divulga notícias, principalmente, da Zona Leste de Manaus.
Frank Lima foi entrevistado pelo apresentador Wilson Marques e acompanhou questionamentos da população da área, que perguntou,entre outras coisas, quando o PROSAMIM vai chegar a Zona Leste?;quantas famílias o Programa já beneficiou?;quais os planos do Programa para o interior do Estado?; e como se faz para ganhar casas através do PROSAMIM.

Frank Lima respondeu que o PROSAMIM já está com projeto para Zona Leste, no Igarapé da Sharp, só que o mesmo é gerenciado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA). O gestor falou que o Programa já beneficiou, desde 2006, mais de 60 mil famílias; disse que o Governo de Omar Aziz irá levar o Programa para cerca de 10 municípios do Estado. O primeiro, que já está sendo beneficiado, é Maués.
Quanto ao questionamento sobre como ser beneficiário do Programa, Frank Lima respondeu que é necessário residir nas áreas de interferência de obras do PROSAMIM, ou então o interessado pode se cadastrar nos programas de moradia da Superintendência de Habitação do Amazonas – a SUHAB.