TÉCNICOS DO PROSAMIM CONHECEM PROJETO PRÓ-RIBES

Profissionais de diferentes especialidades (Engenheiros, Biólogos, Agrônomos,entre outros) estiveram na sede da Unidade de Gerenciamento do PROSAMIM, no início do mês de julho, para apresentar proposta de um Programa de Coleta Seletiva e Revitalização dos Igarapés da Bacia do São Raimundo – PRÓ-RIBES, através do Instituto de Tecnologia – ITEGAM. A idéia, trazida ao órgão, segue a premissa de somar a tudo aquilo que já é feito hoje pelo PROSAMIM, reforçando o foco na sustentabilidade, ou seja, na  ajuda às comunidades  de  preenchimento das suas necessidades e, ao mesmo tempo, preservação da biodiversidade.
Várias idéias foram expostas durante a reunião. O pesquisador Ítalo Jimenez,   detalhou a possiblidade de biomonitoramento da qualidade da água dos igarapés ,nas áreas do PROSAMIM, com a utilização de aquários artificiais para peixes nos braços de rio.
A utilização do lôdo encontrado nos igarapés, de forma sustentável para plantio de árvores nativas, foi  uma segunda alternativa apresentada.
Este lôdo seria retirado de uma das etapas do pré-tratamento de esgoto nas áreas de interferência do Programa.
Outra especialista ligada ao ITEGAM,Maria Aladia Jimenez, apresentou a alternativa de reciclagem da compostagem do lixo. Segundo ela, a proposta é reciclar os resíduos sólidos e utilizá-los, posteriormente, como compostagem, ajudando também a reduzir o volume de lixo que vai para os aterros sanitários.
Os engenheiros e técnicos do PROSAMIM assistiram a todas as exposições e agendaram, individualmente, reuniões posteriores com os especialistas de cada área do Programa para discutir a viabilidade de cada alternativa apresentada.